Crônicas de uma estagiária em apuros (ed. 4)

O Barão

Hoje de manhã acordei exausta, parece que feriado prolongado aumenta a preguiça, mas final de ano é um pouco estressante. Dias como esses não costumam ser bons, inclusive se for segunda-feira. Fui rezando.

Talvez é aí que fui vendo que nem tudo está perdido, então, “vô lá na praça ver se encontro uns personagens por aí”. Fiz o meu caminho para casa para uma exposição. Em dois sentidos: meu caminho real e o caminho para o jornalismo que eu gosto, aquele que você fala com uma pessoa e ela abre um mundo totalmente novo para você.

Encontrei um senhorzinho barbudo, pouco mais de 80 anos, falador. Personagem que eu adoro e tenho mais um na minha memória, mas será para a próxima crônica.

Ele chegou de uma maneira simples, andando um pouco devagar, afinal, não é tão jovem. O que me chamou a atenção é que ele parou e logo comentou: “Lembro de quando trabalhei na Catedral, faz mais de 50 anos isso”. Isso logo me chamou a atenção, afinal, mal havia feito uma pergunta.

Andamos pelos 15 totens e sempre tinha uma história para contar a cada local, mas havia um que ele procurava e não se encontrava satisfeito. Por fim, não poderia deixar de saber o seu apelido. “Você sabe qual o meu apelido?”, apenas havia esquecido que sou péssima em charadas, logo que ele procurava uma moeda. Por fim, fiquei sabendo que ele era conhecido como “Barão”, e sua forma era indubitavelmente de um barão, sua barba branca longa, como dos grandes cafeeiros da região no início do século, já brancos, um pouco de barba para fazer, ele deu as costas. “Preciso voltar pra casa, tenho que almoçar e depois tirar um cochilo”.

Voltei para a redação, com ‘o dia salvo’ e uma nova história para guardar.

UPDATE: Para quem quiser ler a matéria onde aparece o “Barão”, fiquem a vontade: Projeto “Museu de Rua” relembra memórias de catanduvenses.

Deixe um comentário

